Biografia Denise Lahutte
UM POUCO DA MINHA TRAJETÓRIA
Sou brasileira, psicóloga clínica e resido a maior parte do tempo em Portugal. Psicóloga formada há 36 anos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, no Brasil, nasci em Porto Alegre, RS, onde passei a maior parte da minha vida e iniciei minha carreira profissional.
Minha jornada na psicologia começou em 1988, com atendimentos individuais de adultos e adolescentes. Durante anos, observei como as dificuldades nos relacionamentos impactavam profundamente o bem-estar dos meus pacientes. Isso me despertou um interesse crescente em compreender as dinâmicas de casais e famílias, percebendo que, muitas vezes, a raiz do sofrimento individual estava nas relações.
Em 1991 mudei-me pra Canela, interior do RS, onde segui com atendimentos individuais no consultório e iniciei um trabalho nas creches municipais. Um ano depois, fui convidada a assumir a Secretaria de Saúde e Bem Estar Social de Canela, onde implantei o serviço de saúde mental. A experiência ampliada me levou a confirmar minhas impressões de que relacionamentos são o cerne da vida das pessoas e a querer me instrumentalizar e aprofundar ainda mais nessa área. Essa percepção me levou à especialização em Terapia Sistêmica com ênfase em Casais e Famílias em 2003.
Retornei a P Alegre em 2007 e, a partir dali, recomecei praticamente do zero mais uma vez, mas dessa vez com muito mais bagagem.
Ao longo dos anos, atendi inúmeros pacientes com questões de relacionamento, acompanhei inúmeros casais e mergulhei fundo nas pesquisas mais robustas que mostram com muita clareza o que aproxima, o que afasta, o que constrói e o que destrói relacionamentos. Temos mais de 40 anos de pesquisas, com mais de 3000 casais estudados e as evidências não deixam dúvidas. A partir de toda essa base de informação e dos meu 36 anos de experiência, desenvolvi um método estruturado para ajudar pessoas e casais a construir (e reconstruir) suas relações com mais conexão, respeito e entendimento mútuo.
Com o tempo, percebi que muitos psicólogos compartilhavam as mesmas dificuldades que tive no início: insegurança ao atender casais, medo de lidar com conflitos intensos e desafios em estruturar uma abordagem eficaz. Além disso, vi colegas enfrentando dificuldades para valorizar seu trabalho e alcançar uma estabilidade financeira na profissão. Eu já havia me mudado pra Portugal, onde estou desde 2018. Como eu já havia recomeçado três vezes, quis trazer também essa experiência pras psicólogas que eu supervisionava, que passaram a esquecer o “marketing da esperança” e aprenderam a implementar formas mais ativas de captação de pacientes.
Foi então que decidi transformar minha experiência em um método para ensinar psicólogos a conduzirem atendimentos de casal segurança, evitando desgastes emocionais e potencializando seus resultados clínicos, diferenciando-se num dos campos mais promissores da Psicologia. Há muita demanda e poucos profissionais realmente bons nessa área, o que torna “terapia de relacionamentos” e “terapia de casal” um verdadeiro oceano azul, onde quem sabe trabalhar nada de braçada.
Hoje, além do meu trabalho clínico, dedico-me a formar psicólogos para que possam atuar com mais confiança na terapia de relacionamentos e de casais, promovendo transformações reais tanto em suas carreiras quanto na vida das pessoas que atendem. Acredito que, ao fortalecer a atuação dos profissionais, estamos impactando positivamente milhares de relacionamentos, impactando as gerações futuras e contribuindo para um mundo com mais conexões saudáveis e relações mais felizes.
Certificação europeia de psicologia